De nerd a cara de humorista nada

Esse site e um blog de humor, é verdade. Mas eu fiquei indignado quando vi que o aumento no salário dos parlamentares, aprovado por eles mesmos semana passada, não equivale a praticamente um quarto do que eles recebem realmente todo mês. Ao todo o valor recebido por mês pelos senadores e deputados ultrapassa facilmente os 100 mil reais.

Por exemplo, além dos 26.723.13 (que já é muito) os senadores têm direito à verba indenizatória de 15 mil reais, verba para transporte aéreo de até 27 mil reais, cota de telefone fixo (1.000 reais), celular (ilimitado), auxílio-moradia (3.800 reais), combustível (520 reais), entre outros benefícios. Os deputados têm os 14 e 15 salários, alem ainda do chamado “cotão” mensal que pode ser gasto com despesas menores como assinaturas de publicações, combustível, fretes de aeronaves, entre outros.

E o absurdo maior esta aqui, o plano de saúde dos congressistas e ex-congressistas. Enquanto a grande maioria utiliza o sistema publico de saúde (grande maioria mesmo, mais de 90% da população, embora apenas 28,6% utilizam exclusivamente o sistema público), deputados e senadores pagam por mês apenas 200 reais para ter acesso a um plano de saúde que cobre despesas de todo tipo de tratamento medico e odontológico no Brasil e ate no exterior sem limites de valor. Ate 11 de novembro os gastos desse plano tinham atingido a marca de 40,6 milhões de reais.

Mas essa brincadeira com o dinheiro publico não se restringe ao Congresso, ela chega também ao palácio do Planalto. O presidente e o vice-presidente da Republica tiveram um reajuste de mais de 130% em seus salários atingindo também o teto de 26.723,13 reais. Sem contar todos os gastos com transporte, segurança, moradia, alimentação, serviços médicos, e outras despesas. Em 2010, o cartão corporativo da Secretaria de Administração da Presidência da República, que responde por todos os gastos envolvendo o presidente e a primeira-dama, consumiu 5.570.316,80 reais – só para ficar com os valores protegidos por sigilo.

E os ministros do Supremo Tribunal Federal que possuem por lei os salários mais altos (nenhum salário pode ultrapassar o deles) alem dos mesmos 26.723,13 reais, cada um dos 11 ministros do STF pode gastar 614 reais por dia em viagens dentro do território nacional e 485 dólares por dia em viagens internacionais.

Isso causa o “efeito cascata”. “O maior problema do aumento do salário de deputados e senadores é que ele pode contagiar a máquina estatal e se estender para todos os setores do governo”, adverte Raul Velloso, especialista em contas públicas. “Os sindicatos, por exemplo, têm um balcão de negociação permanente no Ministério do Planejamento. O aumento nos salários dos parlamentares abre o precedente para o aumento nos salários do funcionalismo público”.

E o que devemos concluir dessa situação? Primeiro nos devemos entender que política é coisa seria e que merece nossa atenção o ano todo e todo ano, não só nos anos de eleição. Segundo devemos lembrar que esse ano elegemos o que segundo alguns será o pior congresso de todos os tempos, e que se esse ano foi um aumento de 61,83% ano que vem eles provavelmente farão um aumento igual, se não maior. Terceiro, nos devemos relacionar o nosso interesse pela política com o desenvolvimento do país em todos os aspectos, inclusive econômico. Pois se soubermos quem colocamos no comando do nosso país e cobrarmos deles suas obrigações, com certeza o pais se desenvolverá. E o que me deixa triste é saber que o povo brasileiro, com algumas exceções, não se interessa de forma alguma por política e não será um post em um blogzinho que ira mudar o pensamento dessas pessoas.

Se você não confia na credibilidade desse blogger, que é duvidosa mesmo, vou deixar aqui o link da matéria da Veja que foi a inspiração desse post.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-salario-dos-politicos-parece-alto-e-muito-maior

No site da veja tem uma ilustração que mostra o total gasto pelos parlamentares e uma comparação dos antigos salários com os novos, depois do reajuste.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: